quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Warhol & Obama





















"Primeiro negro eleito para presidência dos EUA", Barack Obama está no ar!!! E agora, Obama???
O homem carrega as expectavivas e o apoio da maioria da população americana e da mídia. Segundo artigo do Valor Econômico da última segunda-feira, Obama teve o apoio de 240 jornais de seu país, contra 114 de MacCain. Barack contabilizou os principais “ícones da imprensa americana, como The Washington Post, Los Angeles Times, Miami Herald e Boston Globe”. A tiragem dos jornais que o apoiaram soma 21 milhões de exemplares, contra 7 milhões de seu adversário, segundo a “Editor & Publisher”.

Outro destaque, também citado pelo Valor Internacional, tendo como fonte a Financial Times, foi a influência do YouTube na campanha eleitoral. Nunca antes naquele país, as redes na internet foram tão importantes na distribuição de mensagens. Além do YouTube, fundamental enquanto cultura de clipes de vídeo de candidatos, muitas mensagens foram enviadas para listas de emails com links para blogs pessoais e páginas do MySpace e do Facebook. Foi a grande novidade da eleição de 2008 em relação a de 2004, que elegeu Bush, e renderá boas análises sobre a modelagem eleitoral na mídia on-line, a chamada “mídia social”. Os vídeos "rápidos e baratos", publicidade gratuita, foram campeões. A campanha de Obama inseriu no youtube, até a semana passada, cerca de “20 novos vídeos por dia”.

Como observadora, é preocupante quando um líder torna-se quase unanimidade. Ser negro nesse contexto não é secundário, representa uma conquista. Por outro lado, em meio a crise econômica global, compete a Obama (e a sua equipe), é óbvio, corresponder às expectativas de milhões de pessoas no mundo inteiro e conseguir gerenciar tantos interesses diversos.

Espero que influência da nova “mídia social” não se restrinja ao processo eleitoral e se multiplique em análises, críticas e sugestões para a nova gestão governamental.

Aos interessados, leiam o discurso na íntegra, incluindo o famoso "God bless the United States of America"...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u464299.shtml

Nenhum comentário: