Fiquei chocada quando vi o night club que será inaugurado na sede do Clube Libanês, na Praia da Costa. O clube, um projeto de 1958, é resultado de um concurso que selecionou o trabalho da arquiteta Maria do Carmo Schwab.
Graduada em 1953, no Rio de Janeiro, Maria do Carmo "acompanhou a evolução da arquitetura Moderna e de arquitetos como Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy, vindo a trabalhar com este último como estagiária”.
Mais uma vez: Vila Velha é terra de ninguém, aliás, de poucos. Socorrro !!! Instalaram vidros espelhados no clube, revestiram a frente em madeira, pintaram os pilares de prata e algumas paredes de preto. A arquitetura foi para o brejo e ninguém falou nada. Ou alguém falou e eu não ouvi? Entendo que os sócios queiram otimizar o uso da área e arrecadar mais recursos, mas qual o motivo de instalar uma casa de festas de frente para o mar, sem ver o mar? Ou será que ainda será possível ver o mar ? Sou conservadora? Não, apenas acho que o clube e a cidade não tiveram o mínimo cuidado com uma edificação que, até ontem, era um belo exemplar de arquitetura moderna.
A imagem atual? Ahhh, vejam no local e depois me digam o que acham. Só publiquei imagens antigas que encontrei na rede.
fonte: www.morrodomoreno.com.br
www.arquiteturamodernacapixaba.kit.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário