domingo, 30 de novembro de 2008

sábado, 29 de novembro de 2008

seminário MundoVix



















Antonio Negri e Michael Hardt em Vitória -ES

10 a 12 de dezembro, vejam a programação completa:

http://mundovix.wordpress.com/palestrantes/

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

inundações, inundaçoes...

Há quase 5 anos atrás escrevi e publiquei em A Gazeta um artigo sobre as inundações em nossas cidades após algumas horas de chuva constante. Pois bem, quase 5 anos depois acho que nada mudou, a única diferença está na fala (ou retórica?)sobre os problemas das ocupações irregulares (nomezinho bonito para não dizer invasões de terras públicas e privadas, insalubres ou não). Segue o link do meu artigo já com quase cinco anos, mas muito propício para estes dias de enchentes:

http://www.urbearquitetonica.com.br/artigos/inundacoes-um-problema-de-planejamento-urbano.pdf

Ainda as cotas

Segue vídeo no Entre Aspas sobre o debate das cotas em escolas públicas.Mesmo eu nadando contra a "Maré", continuo defendendo a melhoria da escola pública para nivelamento social ao invés das cotas, que são, no meu entender, meros paliativos que não resolvem o cerne do problema. Os dois debatedores, a certa altura, chegam a esta conclusão, mesmo não deixando de lado suas defesas quanto às cotas.

Maunsell Forts


Imagem de fortes da segunda guerra sobre o rio Tâmisa em Londres. São plataformas metálicas projetadas pelo arquiteto Guy Maunsell como bases de defesa contra ataques aéreos e por água dos nazistas. Fonte:http://catalisando.com/infoetc/460.htm e http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_paisagens/page7.shtml

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Batman na Maré

Só por diversão, segue vídeo postado em Gazeta On line de um filminho amador, mas muito bem acabado, sobre um embate entre Batman, Predador e Alien. Um crossover bem legal e divertido. Sem um fim conclusivo, deixando um gostinho de quero mais.

Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha

Cais das Artes para discussão:
Link da matéria na Gazeta On line: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2008/11/35887-cais+das+artes+pode+se+tornar+referencia+arquitetonica+de+vitoria.html

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

madeira ilegal

Li na FSP que umas tres mil pessoas se manifestaram contra a fiscalização do Ibama em Paragominas - PA, na última terça-feira, dia 24/11/08. A coisa ficou quente. Incendiaram carros e quebraram um muro com um trator para atingir os fiscais, que estavam hospedados em um hotel. Só não pegaram os caras porque a polícia interviu contra os manifestantes. A madeira é retirada das reservas indígenas e circula na cara de todos. O sindicato dos madeireiros disse desconhecer a origem da manifestação ... eu também desconheço o contexto político local, mas fica a pergunta: vamos mesmo usar madeira em projetos enquanto ainda existem grupos querendo repetir um ciclo de depredação que já ocorreu em diversos estados? Sobraram somente as reservas indígenas na região. Para os "desavisados" tanto faz se a madeira é de fonte legalizada, renovável ou não. Soa como incentivo a exploração clandestina no norte do país e amplia o consumo da construção civil nas demais regiões, não?

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Inevitável mundo novo

Está muito interessante a Edição n. 16, nov. 2008, nas bancas, do Le Monde Diplomatique.
"Depois da crise, inevitável mundo novo" o poder vai para o oriente, os países emergentes se afirmam, o dólar perde a importância. Profecias a parte, contém análises muito interessantes sobre as consequências da crise, na verdade, das várias crises: alimentar, nergética, ambiental e financeira. Segundo o editorial de Silvio Caccia Bava, o Brasil tem um papel estratégico na construção do novo ator latinoamericano e do novo cenário mundial.
o site com uma edição desatualizada: http://diplo.uol.com.br/

12a Maré

Para variar, vamos adiar a maré?
A
reunião será no dia 04 de Dezembro, quinta-feira, às 19:30 hs.

sábado, 22 de novembro de 2008

Pequenas e antigas pontes pelo mundo




Segue abaixo, um link para o site do Fórum da Construção com exemplos de pequenas pontes históricas pelo mundo, tradicionalmente feitas em madeira e pedra.


http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=6&Cod=139

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O debate sobre a questão racial

Raça não existe, diz os cientistas, mas sim a discriminação. Segue recente debate no entre aspas.

Debate sobre a questão racial

Raça não existe, dizem os cientistas (e eu concordo), mas sim a discriminação. Segue recente debate no entre aspas.


Obama e a ex-futura prostituta de Brasília

Gilberto Dimenstein

Barack Obama está sendo pressionado a matricular suas duas filhas numa escola pública de Washington --talvez seja mais fácil um negro se eleger presidente do que ele aceitar essa pressão. Afinal, as escolas públicas daquela cidade são conhecidas pelo péssimo desempenho, violência, drogas, especialmente entre os negros.

O que me intriga nesse debate é o fato de que a capital da nação mais poderosa do mundo tem dificuldade de lidar com a violência de seus alunos --e daí se vê a dificuldade que temos e vamos continuar tendo no Brasil, onde não dispomos, nem remotamente, de tantos recursos.

Por isso, recomendo a leitura de um livro chamado "A Pedagogia do Cuidado", do educador Celso Antunes, que está sendo lançado nesta semana, sobre a experiência da Casa do Zezinho, que fica no chamado "triângulo da morte" de São Paulo. São relatos de casos de educação contra a barbárie, fazendo com que os jovens se expressem e se encantem pelo conhecimento.

Um exemplo é a de uma menina que se prostituía na favela. Num truque pedagógico, Dagmar Garroux ofereceu-lhe então um treino para ser prostituta com muito dinheiro, preparada para trabalhar em Brasília. Isso implicou estudar mais e cuidar do corpo para valorizar a "mercadoria". A menina fez ensino médio, entrou num curso pré-vestibular, passou na USP e se formou em odontologia.

O caso, que está detalhado no www.catracalivre.com.br, mostra que não basta dinheiro para enfrentar a violência. É preciso oferecer espaço de sonho --por isso, a ex-futura-prostituta de Brasília virou dentista. E também um negro órfão, criado por uma avó, se tornou presidente.

CBN



PRA FRENTE SUCUPIRA!


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Espaço x lugar baseados no tempo

Amigos Mareados,

Para contribuir com esta discussão entre espaço e tempo instigada pela Clarice, sugiro lerem a primeira página, e por conseguinte, o restante do capítulo 6 do nosso atual livro de leituras, o Carne e Pedra do Sennet, onde o mesmo em poucos parágrafos iniciais dá uma ótima distinção nas relações do lugar afetivo e do espaço econômico, baseados no tempo.

Mais fotos...

Achei, perdidas em meu celular, mais fotos da última reunião da Maré no apê da Clarice.

Mais fotos...

Achei, perdidas em meu celular, mais fotos da última reunião da Maré no apê da Clarice. Têm até o Pó fazendo pose...
















Butantã - SP - Morro do Querosene
Prila+Zeila+Magrela+Sola+Zito+RenatoPontello+Sinhá+Sola
e Renatinho estava aqui em Vix fazendo faculdade de arquitetura!
www.renatopontello.blogspot.com

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Quando o luxo vem sem etiqueta...

por Alexandre Pimentel

O cara desce na estação do metrô vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.
Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes, ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.
Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.
A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.
Somente uma mulher reconheceu a música e parou para apreciar....

O vídeo da apresentação no metrô está no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=hnOPu0_YWhw

Herzog e De Meuron farão projeto para São Paulo

Para os arquitetos do grupo, uma notícia bem interessante:


O governo do estado de São Paulo contratou o escritório dos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre De Meuron para projetar a sede da "São Paulo Companhia de Dança" que será construída no centro da capital paulista, no terreno de 19 mil metros quadrados da antiga rodoviária.

O programa, baseado em recomendações da "Theatre Projects Consultants", prevê a implantação de três salas de espetáculos, uma para 1.750 espectadores, outra para 600 e a terceira para 450; salas de ensaio, escola de dança e biblioteca

Os arquitetos, que pretendem abrir um escritório na cidade, devem iniciar a obra no segundo semestre de 2009 com término previsto para o final de 2010 a um custo de 300 milhões de reais.

Herzog e De Meuron, detentores do prêmio Pritzker 2001 e Gold Medal 2007, são autores dos projetos da Tate Modern e do Laban Centre (Londres), Allianz Arena (Munique), Ninho do Pássaro (Pequim), expansão do Walker Center (Minneapolis), Museu CaixaForum (Madri), Elbe Filarmônica (Hamburgo).
publicada em 5/11/2008

FONTE:http://www.arcoweb.com.br/emdia.asp?atual=2582

domingo, 16 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Deriva

de vez em quando nos colocamos à deriva nessa maré. bom também. até a próxima reunião, juntaremos material e escolheremos uma árvore interessante a contribuir com nossa intervenção. texto do Coulanges na próxima, misturado com a Paris de Sennett e tudo mais que vier.

Maré de carrinhos e novos mareados


Ontem,no "cafofo" bacana de Clarice, a Maré teve poucas participações mas grandes idéias. Carrinhos nas árvores? Mas qual árvore? Uma árvore, duas árvores? Conjecturas...Um passeio nos arredores do apê de Clarice, na Praia do Canto. Novos Mareados como a Simone. Bem vinda! A Maré fluiu sobre outros e vários assuntos...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia mundial do urbanismo

O dia 08/11 foi o dia Mundial do Urbanismo. Com atraso,postamos artigo sobre a matéria de autoria do Arq. JOSÉ A. L. DOS SANTOS:

Surgida há 5 mil anos com a civilização, a cidade constitui a maior, mais complexa e mais bem sucedida das invenções humanas,transformando o mundo e acelerando os passos da evolução humana. De lá para cá a população foi se urbanizando, e neste ano de 2008, pela primeira vez na história, a população urbana global superará a população rural, com países desenvolvidos ou emergentes alcançando percentuais superiores a 80%, como é o caso do Brasil.

Nessa trajetória o grande ponto de inflexão foi a Revolução Industrial, no século XVIII, que inicia um novo sistema produtivo baseado no capital e na indústria recém nascida, transformando novamente o mundo em todas as suas dimensões. Até então a cidade tinha sido uma experiência inquestionada, ainda que tenha enfrentado importantes crises, como na Roma imperial, que entrou em colapso e foi destruída. Com a industrialização, a urbanização se acelera vertiginosamente e a vida nas cidades se desequilibra gravemente, exigindo controle e intervenções no desenvolvimento urbano. Começa então a surgir a ciência do urbanismo, que evolui e supera o urbanismo modernista da Carta de Atenas – implodido com o conjunto de Pruitt-Igoe em 1972, passa pelas experiências pós-modernistas do Novo Urbanismo, e chega hoje diante de uma nova Revolução, a da informática e da globalização.

De grande complexidade, a cidade é comparável a um organismo vivo, só que em dimensões grandes ou gigantescas, que vão das pequenas vilas até as metrópoles e megalópoles, ultrapassando as centenas e até milhares de quilômetros quadrados e chegando a abrigar dezenas de milhões de habitantes. Trata-se de um enorme recipiente, articulado regionalmente, onde se desenvolvem as relações urbanas em toda sua múltipla diversidade. Sua função, primordialmente, é permitir que tais relações aconteçam da melhor forma possível com sustentabilidade, conforto, segurança e, sobretudo, justiça. Infelizmente no Brasil - Mato Groso e Cuiabá incluídos, o Urbanismo ainda não recebe a consideração necessária.

O Urbanismo, em construção constante, reflete a complexidade de seu objeto de trabalho e necessariamente aborda os diversos campos de conhecimento que a cidade envolve. Assim, o urbanista também evolui e não é mais um especialista no sentido estrito do termo, mas um generalista destinado a enxergar o organismo urbano com um todo, em toda sua transdiciplinaridade holística. Não se pode tratar os problemas da cidade sem antes tratar da cidade com problemas. Como na medicina, não se deve tratar a doença mas o doente, assim também não se pode tratar as doenças da cidade, mas a cidade doente. Catalisador dos especialistas exigidos pela complexidade urbana, o urbanista precisa saber um pouco de tudo para enxergar o todo, e, em especial, deve saber que o que sabe é quase nada para dispensar a companhia das especialidades nas múltiplas facetas técnicas e políticas da cidade.

No dia 8 de novembro comemoramos o Dia Mundial do Urbanismo, criado em 1949 visando uma reflexão global sobre o assunto. As cidades de novo se aproximam de uma Revolução com as perspectivas da tecnologia e do ciberespaço (os enigmas dos novos espaços urbanos virtuais, por exemplo), e a eminência do colapso em problemas como água, lixo, transportes, poluição, aquecimento, energia, emprego, uso do solo e segurança. Crise, risco e oportunidade, quando o homem se transforma no atual bicho urbano, o Urbanismo se apresenta como o desafio do novo século.



* JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS, arquiteto e urbanista, é professor universitário
FONTE:http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=332671

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

11a Maré

A Maré promete ser cheia. Dia 13/11, quinta-feira, às 19:30 hs, no ap. da Clarice. Agendamos também uma atividade prática: estacionar carros na árvore. Aos interessados, deixem um comentário com contato.

domingo, 9 de novembro de 2008

Um em cada 5 servidores já cobrou propina, diz pesquisa

Acho que nem precisava de pesquisa para confirmar o fato, mas já que fizeram uma, é bom para nossos dirigentes políticos ficarem atentos:

09/11/08 - 04h03 ( FONTE - Agência Estado - gazeta on line: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2008/11/30659-um+em+cada+5+servidores+ja+cobrou+propina+diz+pesquisa.html)
Um em cada cinco funcionários públicos (22,5%) admite que já descumpriu a lei. Uma proporção semelhante (18,1%) confessa que já cobrou propina para atender a uma reivindicação legítima do cidadão. Apenas 51,3% se consideram éticos e 11,9% vêem a profissão que exercem "com desprezo".

Os resultados fazem parte de pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB), a pedido da Comissão de Ética Pública, da Presidência da República, sobre a conduta da sociedade civil em geral e do servidor em particular.

Para o coordenador da pesquisa, Ricardo Caldas, da Faculdade de Ciência Política da UnB (Universidade de Brasília), a conclusão é desanimadora: os servidores, embora em menor grau, refletem o comportamento da sociedade, em boa parte tolerante com a corrupção, adepta do "jeitinho brasileiro" e pouco preocupada com ética e rigor nos gastos públicos.

O levantamento sobre padrão ético mostra a má imagem que o servidor faz da categoria. Mais de um quarto dos entrevistados (26,7%) diz que a categoria não está voltada para o interesse público e 55,7% consideram os funcionários "amadores" ou "semiprofissionais".

Outro dado destacado por Caldas, que defende o fim dos cargos comissionados - preenchidos sem concurso público -, é que 36,8% chegaram ao funcionalismo por indicação de amigos, parentes ou contatos políticos. Menos da metade (47%) acredita que os servidores são qualificados para a função.

A pesquisa foi feita em duas etapas. Na primeira, feita de março a abril, foram ouvidas 2 mil pessoas da sociedade civil, em todos os Estados. Na segunda, foram ouvidos 1.027 funcionários públicos federais, estaduais e municipais em seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas, Pará, Paraíba e no Distrito Federal.

'A luta contra o conservadorismo continua'. Entrevista com Michael

9/11/2008

"A política não acabou porque Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos", diz Michael Hardt, autor, junto com Antonio Negri, de "Império", que, durante alguns anos, foi uma espécie de bíblia antiimperialista para os movimentos sociais de esquerda. Otimista com a vitória do democrata, Hardt acha que os pacifistas e os grupos de defesa dos direitos humanos poderão, a partir de agora, ser mais ambiciosos em suas campanhas, porque não precisarão desperdiçar energia lutando por causas básicas como a proibição da tortura e o fechamento de Guantánamo, em Cuba. "A luta contra o conservadorismo tem que continuar", conclama Hardt.
A entrevista é de Helena Celestino e publicada pelo jornal O Globo, 09-11-2008.
Houve uma grande mobilização para eleger Obama, especialmente entre os jovens. O senhor acha que uma nova geração foi conquistada pela política?
Esta é a pergunta que estou me fazendo: como vai ser a relação de Obama com os jovens, os movimentos sociais. Todas essas pessoas que se mobilizaram na eleição vão voltar para a casa ou vão ter representantes no governo ou mesmo continuarão ativas e, eventualmente, vão protestar contra Obama? Muito desse movimento internacional a favor de Obama foi criado pelos grupos pacifistas, pelos grupos contra a globalização capitalista. Penso que pode acontecer uma situação similar à dos governos de esquerda na América Latina, com uma relação questionável entre governo e movimentos sociais, como vem acontecendo no Brasil, na Bolívia, no Equador.
O discurso de Obama é de pragmatismo político, entendimento racial...
De um lado, é importante não acreditar neste discurso de que acabaram os conflitos raciais e as tensões por causa da luta contra a guerra. De outro lado, é importante ter uma nova plataforma com a qual os movimentos sociais podem se conectar. Ou, dito de outra maneira, os movimentos sociais vão poder ser muito mais inteligentes e produtivos do que no período Bush. Nos últimos anos, tivemos de nos concentrar em temas óbvios, em assuntos que não deveriam estar mais em questão, como tortura, fechamento de Guantánamo, guerra do Iraque. Claro que não se pode torturar e que Guantánamo tem de ser fechada.
Esses assuntos agora deixarão de ser motivo de polêmica e poderemos lutar por coisas mais importantes. Agora, os movimentos sociais poderão ser mais produtivos e terão novas oportunidades de pensar os desafios do mundo atual.
O maciço apoio a Obama foi visto como uma derrota dos conservadores, mas, ao mesmo tempo, o casamento gay e até uniões heterossexuais não formalizadas foram rechaçadas em alguns lugares. O que pensa disso?
A eleição de Obama não significa o fim da política. As forças conservadoras não deixaram de ser poderosas nos Estados Unidos. Essa população afro-americana e hispânica que apoiou Obama é contra o casamento gay, são grupos socialmente conservadores. A luta contra as forças conservadoras têm que continuar no país.
O senhor não acha que a crise econômica vai limitar as possibilidades políticas do governo Obama?
Acho, claro. O governo vai ser limitado pela crise econômica e pelas duas guerras em curso, a do Iraque e a do Afeganistão. Não vai ser possível tirar as tropas imediatamente. A crise econômica provavelmente vai piorar muito no próximo ano e, portanto, vai ser praticamente impossível colocar em prática todos os projetos econômicos de Obama.
De qualquer jeito, é muito melhor para os Estados Unidos e para o mundo ter a equipe de Obama administrando essa crise do que ter os técnicos de John McCain ou Bush. Não podemos esperar que Obama cumpra todas as expectativas criadas ou as promessas feitas.
O senhor acha que a crise econômica e financeira atual é a pior enfrentada pelo mundo capitalista recentemente?
É certamente uma crise importante, mas não significará o fim do capitalismo ou do controle financeiro, nem do FMI ou do Banco Mundial, e nem mesmo o fim da importância dos EUA no mundo. A crise financeira é importante, mas o sistema global está se reorganizando e não vai desmontar.
O senhor acha que a crise está provocando uma reorganização do poder global?
Acho que, com Obama no governo, voltamos à questão que eu e Toni (Antonio Negri) tentamos enfrentar no livro "Império": se os EUA são capazes de governar o mundo unilateralmente ou se os EUA não são mais um país com poder imperialista. Bush tentou governar o mundo de forma unilateral e fracassou do ponto de vista econômico, político e militar.
Nós voltamos à questão, agora, para saber qual será a forma deste império global: eu acho que será com os Estados Unidos, junto com outras nações dominantes, trabalhando com as corporações capitalistas e com as instituições supranacionais — como FMI e Banco Mundial — para criar uma espécie de network da ordem global. Eu acho que os EUA, como poder imperialista, morreram e foram enterrados. Mas entender a organização global, a forma que o capitalismo global tomará, continua sendo um desafio.

["Refiro-me à multidão de festa, à multidão de alegria, à multidão espontaneamente amorosa, embriagada apenas pelo prazer de se reunir por se reunir." (Gabriel Tarde)]

sábado, 8 de novembro de 2008

voltei ao local















Fiquei chocada quando vi o night club
que será inaugurado na sede do Clube Libanês, na Praia da Costa. O clube, um projeto de 1958, é resultado de um concurso que selecionou o trabalho da arquiteta Maria do Carmo Schwab.
Graduada em 1953, no Rio de Janeiro, Maria do Carmo "acompanhou a evolução da arquitetura Moderna e de arquitetos como Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy, vindo a trabalhar com este último como estagiária”.

Mais uma vez: Vila Velha é terra de ninguém, aliás, de poucos.
Socorrro !!! Instalaram vidros espelhados no clube, revestiram a frente em madeira, pintaram os pilares de prata e algumas paredes de preto. A arquitetura foi para o brejo e ninguém falou nada. Ou alguém falou e eu não ouvi? Entendo que os sócios queiram otimizar o uso da área e arrecadar mais recursos, mas qual o motivo de instalar uma casa de festas de frente para o mar, sem ver o mar? Ou será que ainda será possível ver o mar ? Sou conservadora? Não, apenas acho que o clube e a cidade não tiveram o mínimo cuidado com uma edificação que, até ontem, era um belo exemplar de arquitetura moderna.
A imagem atual? Ahhh, vejam no local e depois me digam o que acham. Só publiquei imagens antigas que encontrei na rede.
fonte:
www.morrodomoreno.com.br
www.arquiteturamodernacapixaba.kit.net

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Warhol & Obama





















"Primeiro negro eleito para presidência dos EUA", Barack Obama está no ar!!! E agora, Obama???
O homem carrega as expectavivas e o apoio da maioria da população americana e da mídia. Segundo artigo do Valor Econômico da última segunda-feira, Obama teve o apoio de 240 jornais de seu país, contra 114 de MacCain. Barack contabilizou os principais “ícones da imprensa americana, como The Washington Post, Los Angeles Times, Miami Herald e Boston Globe”. A tiragem dos jornais que o apoiaram soma 21 milhões de exemplares, contra 7 milhões de seu adversário, segundo a “Editor & Publisher”.

Outro destaque, também citado pelo Valor Internacional, tendo como fonte a Financial Times, foi a influência do YouTube na campanha eleitoral. Nunca antes naquele país, as redes na internet foram tão importantes na distribuição de mensagens. Além do YouTube, fundamental enquanto cultura de clipes de vídeo de candidatos, muitas mensagens foram enviadas para listas de emails com links para blogs pessoais e páginas do MySpace e do Facebook. Foi a grande novidade da eleição de 2008 em relação a de 2004, que elegeu Bush, e renderá boas análises sobre a modelagem eleitoral na mídia on-line, a chamada “mídia social”. Os vídeos "rápidos e baratos", publicidade gratuita, foram campeões. A campanha de Obama inseriu no youtube, até a semana passada, cerca de “20 novos vídeos por dia”.

Como observadora, é preocupante quando um líder torna-se quase unanimidade. Ser negro nesse contexto não é secundário, representa uma conquista. Por outro lado, em meio a crise econômica global, compete a Obama (e a sua equipe), é óbvio, corresponder às expectativas de milhões de pessoas no mundo inteiro e conseguir gerenciar tantos interesses diversos.

Espero que influência da nova “mídia social” não se restrinja ao processo eleitoral e se multiplique em análises, críticas e sugestões para a nova gestão governamental.

Aos interessados, leiam o discurso na íntegra, incluindo o famoso "God bless the United States of America"...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u464299.shtml

sábado, 1 de novembro de 2008

As Aventuras de Molière



Segue o link sobre o filme As Aventuras de Molière nos melhores cinemas...
http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/divirta_se/prazer_e_cia.ag/guia_de_cinema/materia.php&cd_site=10078&cd_matia=28751

Filmes

Amigos Mareados,,

Alguém, não me lembro quem, falou na última reunião da Maré, em programarmos seções de filmes até para discussão. Então, aproveitando a idéia, distribuo para vocês a listagem de filmes em DVD(originais, por favor!) que tenho comigo. Seguem:

- A VIAGEM DE CHIHIRO;
- SETE ANOS NO TIBET;
- O PODER DO MITO
- AKIRA -EDIÇÃO ESPECIAL 20 ANOS
- CONDUZINDO MISS DAISY
- CAMILLA
- MINHA AMADA IMORTAL
- LANTERNAS VERMELHAS
- A QUEDA! AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER
- TOMATES VERDES FRITOS
- EM NOME DE DEUS
- CONSTANTINE
- MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA
- PAPILLON
- AMADEUS
- MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
- CARTAS DE IWO JIMA
- LARANJA MECÂNICA
- ADEUS MINHA CONCUBINA
- O CASTELO ANIMADO
- RAN